Ribolla Gialla

Essa uva, rara, é comum na fronteira da Itália com a Eslovênia. Também é comum na vizinha Croácia, e já atraiu a atenção até de produtores curiosos do Vale do Napa! Seu nome? Ribolla Gialla.

Na realidade, acredita-se que a origem dessa variedade esteja na ilha grega de Cefalônia, e que ela tenha alcançado a região italiana de Friuli depois de passar pela Eslovênia. Mas isso foi há muito tempo, no século 13.

Depois do advento da filoxera, a Ribolla Gialla passou por um período de declínio, quando perdeu áreas de cultivo para cepas mais comerciais, como Sauvignon Blanc. Mas, com o crescente interesse do mundo por uvas autóctones, ela tem visto um aumento na sua popularidade. Sorte nossa. Ah, se quiser ler mais sobre a praga da filoxera, clique aqui.

Essa cepa é muitas vezes chamada apenas de Ribolla, embora o complemento Gialla ajude a distingui-la da “parente” menos comum Ribolla Verde. A Ribolla Nera, por sua vez, não tem nenhuma relação de parentesco com a Ribolla Gialla.

A Ribolla Gialla é também chamada de Rebula, principalmente na Eslovênia, e até mesmo de Ribuele. Esses são sinônimos oficialmente reconhecidos pela OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho).

Essa uva é utilizada na elaboração de vinhos brancos tranquilos, de vinhos espumantes, e até na elaboração dos peculiares e experimentais vinhos laranjas! Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

A Ribolla Gialla é mais freqüentemente utilizada em vinhos varietais, mas também é misturada, em vinhos de corte, com variedades como Pinot Grigio, Friulano e Malvasia.

O vinho produzido com a Ribolla Gialla é levemente encorpado e muito rico em acidez. Os aromas são complexos, e mais associados às frutas cítricas, com notas florais e eventualmente até com notas de nozes e castanhas, na medida em que o vinho envelhece. O contato com carvalho dá firmeza ao vinho da Ribolla Gialla, mas divide opiniões.

Uma característica desse vinho, também, é a mineralidade, que vem sendo tão apreciada pelos especialistas. Para ler mais sobre isso, clique aqui.

E, se quiser experimentar um varietal produzido com a uva Ribolla Gialla, procure por italianos das denominações Colli Orientali del Friuli ou Collio Ribolla.

Harmonizar um vinho produzido à base de Ribolla Gialla, além de fácil, é delicioso. Procure combinar com um prato frio como salada de frutos do mar, ou com um aconchegante espaguete ao vôngole. Para quem aprecia ostras, esse é um vinho perfeito, aliás.

Que tal conhecer mais essa uva? Que tal conhecer mais esse vinho?




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em